Modelo: Dornier Do 335A-12 Trainer Anteater
Modelista: Ricardo Balista
Cidade: Campinas - SP
Kit: Dornier Do 335A-12 Trainer No. 61076
Escala: 1/48
Fabricante: Tamiya
Desenvolvido por Claudius Dornier e fabricado por sua empresa, após vencer uma concorrência contra a Arado Flugzeugwerke e a Junkers. O primeiro protótipo, Do 335V1, voou em 26 de Outubro de 1943.[2] A aeronave experimental Göppingen Gö 9 serviu como base para seu desenvolvimento.
Surpreendeu os pilotos de testes com sua velocidade e capacidade de manobra, apresentando alguns poucos problemas, principalmente na estabilidade.Tendia a trepidar em velocidades mais elevadas. Ainda assim, foi um dos aviões com motor a pistão mais velozes já fabricados. Entrou em operação nas últimas semanas da guerra, sendo avistado por pilotos aliados.
Em seu livro O Grande Circo o ás franco-brasileiro Pierre Clostermann, que serviu como piloto da RAF, afirma ter participado do primeiro encontro entre o Pfeil e caças aliados, ocorrido em Abril de 1945.
Ele voava em patrulha com quatro Hawker Tempest do 3º esquadrão da RAF sobre o norte de Alemanha, quando casualmente interceptaram um solitário Do 335 voando a máxima velocidade a baixa altitude. O piloto alemão percebeu imediatamente a presença dos aviões britânicos e mudou de direção para escapar. Apesar de o Tempest ser um avião muito veloz, os pilotos da RAF não conseguiram alcança-lo e nem sequer colocarem-se em posição de ataque. Não existem registros de que algum Dornier Do 335 tenha entrado em combate.
Ao término da guerra haviam sido completados aproximadamente 90 Do 335, dos quais apenas 20 foram entregues aos grupos de combate.
Sobre a montagem do kit:
O Do 335A da Tamiya é um kit grande e impressionante. O detalhamento de engenharia e peças é típico de seus últimos lançamentos. Todos os componentes principais estão livres de imperfeições A fuselagem do kit apresenta um radiador traseiro detalhado, escapamentos padrão (montados do lado de fora para facilitar a pintura) e um peso de nariz cilíndrico de metal. A fuselagem superior média é uma peça de inserção o capô do motor dianteiro superior é outra peça de inserção. Essas inserções maximizam as variantes possíveis para Tamiya, mas também minimizam a necessidade de preencher e lixar as linhas de costura do centro. Todas as inserções se unem em linhas de painéis naturais. O detalhe do radiador é muito bom, e até mesmo a face traseira do radiador é representada na parte aberta da tampa do capô. Os conjuntos de hélices são fixados usando tampas de polietileno. Isso também facilitará a pintura final e a montagem.
As asas são montagens simples de duas partes cada. As paredes dos poços das rodas são moldadas como parte de cada metade superior da asa, e detalhes estruturais são incluídos na raiz da asa da fuselagem para completar os poços das rodas. As pernas de engrenagem são apropriadamente robustas para esta grande aeronave. Eles também são bem detalhados.As instruções são fornecidas em uma folha de dez páginas desdobrável. A construção é realizada em 12 etapas com diagramas e comentários simples de seguir, quando necessário. Uma folha desdobrável em escala 1/48 também está incluída, mostrando o padrão de camuflagem nas superfícies superiores e em ambos os lados da fuselagem. Isso pode ser usado como guia ou pode ser recortado e usado como modelo de camuflagem.
Materiais Tamiya usados na montagem:
Segue algumas fotos do modelo pronto:
![]() |

.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)


.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)
.jpeg)


Comentários
Postar um comentário