MCLAREN SENNA TAMIYA 1/24


McLaren Senna é um hiper-carro fabricado pela McLaren Automotive, na Inglaterra, que homenageia o tricampeão mundial de Fórmula 1, Ayrton Senna. Já é considerado um dos McLaren mais rápidos já feitos em sua história. Foram produzidas apenas 500 unidades e o preço foi estimado em cerca de 750 mil libras esterlinas.
Em dezembro de 2017, a McLaren divulgou as primeiras informações sobre o carro, sendo que o lançamento oficial aconteceu no Salão Internacional do Automóvel de Genebra em 6 de março de 2018. Todas as unidades foram vendidas ainda em 2017.
Ao Brasil foram destinadas apenas duas unidades, que já foram vendidas por cerca de 8 milhões de reais. A McLaren abriu sua primeira loja no Brasil no dia 8 de maio de 2018 em São Paulo com a presença da versão esportiva do McLaren Senna de 825 cv.
O GTR é uma outra versão do automóvel, feita apenas para as pistas e com apenas 75 unidades disponíveis. Todas as unidades foram vendidas menos de um mês depois de ser apresentada no Salão do Automóvel de Genebra. O preço da versão GTR é de aproximadamente um milhão de libras esterlinas.
Em novembro de 2018, durante o Salão do Automóvel de São Paulo, o supercarro esportivo foi destaque do Salão ao lado da réplica do McLaren MP4/6, pilotado pelo brasileiro durante a temporada de 1991 da Fórmula 1, que lhe valeu o seu terceiro título mundial, além de sua primeira vitória no Grande Prêmio do Brasil. Além das máquinas apresentadas, a marca Senna contou com um estande que exibiu itens alusivos ao tricampeão mundial; capacetes, macacões, troféus e etc.

A Tamiya tem o hábito de nos fazer algumas surpresas e essa foi mais que bem vinda. Lançado no final de 2021 o novo kit do McLaren Senna pode ser construído para versões de especificações europeias, americanas ou japonesas e apresenta um chassi completo e detalhado com motor, transferências de metal para emblemas e uma reprodução precisa de toda a aerodinâmica integrada à carroceria. Contei quase 250 peças no total: peças do chassi moldadas em preto ou cinza prateado e partes da carroceria em branco. O livreto de instruções divide a montagem em 50 etapas claras e ainda possui um adendo colorido com algumas fotos de referência úteis. 

Basicamente, a construção consiste em dois conjuntos principais - a carroceria e o chassi - e depois combina os dois. As instruções começam com o corpo que começa com o “esqueleto” principal no qual o restante dos painéis do corpo se conecta. Os primeiros a serem anexados são os radiadores e os dutos associados. Partes claras vêm em seguida. Os painéis de vidro do teto precisam ser tingidos com Smoke Tamiya (TS-71). Todas as peças claras são instaladas sem cola! Em vez disso, elas são encaixadas no lugar pelos painéis ou peças de acabamento, desse jeito não temos o perigo de termos um acidente e assim não marcamos as peças com cola. 

A maioria dos painéis da carroceria são subconjuntos, cada um exigindo várias peças para representar com precisão a forma e os dutos complexos do carro. A maioria das pessoas se encolhe quando ouve “carroceria multipeças”, mas não se preocupe. O encaixe das peças e a maneira como elas são projetadas para serem combinadas são quase infalíveis. As peças de acabamento são separadas, então não há necessidade de mascarar nada. Basta pintar e colar no lugar! O corpo toma forma rapidamente quando você começa a anexar os diferentes painéis ao esqueleto. Novamente, o ajuste é incrivelmente preciso, portanto, tenha cuidado com o acúmulo de tinta, pois isso pode afetar o ajuste.

O chassi também possui um componente central principal ao qual todo o resto se conecta. A suspensão dianteira é composta por 15 peças no total. As rodas dianteiras são orientáveis ​​e os rotores e pinças de freio são separados para que os rotores girem com as rodas. O motor é realmente simples de construir, apesar de sua aparência complexa. Uma vez instalado e com a suspensão traseira finalizada, fica incrível. Pena que está quase completamente escondido quando o chassi e o corpo são acoplados.

A simplicidade na pintura e na montagem é transferida para o interior. Todas as seções acolchoadas dos assentos são peças individuais para auxiliar na pintura. As diferentes seções coloridas do painel e dos painéis das portas também são separadas. Visores opcionais para o painel de instrumentos principal e o painel de informações são fornecidos como decalques. Surpreendentemente, você precisará adicionar seus próprios cintos de segurança, se desejar, pois eles são a única coisa que falta.

Tamiya sempre teve uma reputação de alta qualidade e precisão em kits para montar, sem dúvida esse kit busca seu lugar no topo da lista. Eu poderia falar superlativos o dia todo, mas basta dizer que o McLaren Senna é realmente um modelo fenomenal. Ele vem com minha mais alta recomendação!

Materiais necessários para construção do kit:


Vejam fotos da montagem do kit:



A estrutura traseira foi pintada TS 17 Gloss Aluminum com e depois mascarei e pintei de preto semi brilhante X18. Então pintei o cinza de Neutral Gray XF53 para os tapetes e alumínio TS17 para os braços superiores.



           
O motor é relativamente simples de construir, mas o detalhes são muito bons.




A exaustão foi feita com Titanium Gold X31 e o bloco é pintado de Flat Aluminium LP 38.




Os discos de freio são separados das pinças e giram com as rodas. O discos podem ser pintados com X10 Gunmetal é uma boa combinação para os discos de carbono-cerâmica.




Após a limpeza inicial e o teste de ajuste, as peças são agrupadas por cor para pintura. Estoque seu Semi Gloss Black TS 29 Tamiya, porque você usará muito.




A suspensão dianteira e algumas anteparas internas foram adicionadas.




Foi usado azul nas molas apenas para adicionar um pouco de cor, talvez não seja tecnicamente correto, mas essa é a beleza do plastimodelismo de automóveis "civis", você pode fazer como quiser!




Todas as partes acolchoadas do assento são peças individuais, o que facilita a pintura. Desviei um pouco das instruções usando Metallic Black TS 40 para as conchas e Rubber Black LP 65 para os pads para tentar obter uma pequena separação de cores do resto do interior.







O motor foi instalado e a suspensão traseira adicionada. 




O painel também é separado em várias partes para simplificar a pintura. Existem opções de decalques para a tela principal e o painel de informações. O painel pode ser posicionado no modo de exibição completo ou fino.




Os painéis da carroceria se conectam a um esqueleto principal. A seção central foi pintada de preto brilhante e mascarada e depois pulverizada com Semi Gloss Black TS-29. Eu usei Parafilm para máscaras porque é fácil de encaixar em formas complexas.




Para os digamos, ''apliques da carroceria'' escolhi Brilhiant Orange TS 56 porque lembra os carros da Can-Am. Três camadas dão uma boa profundidade de cor. Apenas um pouco de polimento tira as inevitáveis ​​​​partículas de poeira.




Monobloco com suas outras partes completo, exceto as rodas, o chassi está pronto para a montagem final. O ajuste é incrivelmente preciso e os detalhes são muito bons. Pena que muito disso vai ser escondido quando a carroceria estiver encaixada.




Nenhuma cola é usada para anexar qualquer uma das partes transparentes. Em vez disso, eles são encaixados de forma inteligente pelos painéis da carroceria ou outras peças de acabamento, portanto, não se preocupe com contratempos. Com os pára-lamas traseiros adicionados, está começando a ganhar forma!






























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